Os Fazedores / Makers
OS 5 PASSOS PARA SE TORNAR UM FAZEDOR
Inspiração
Tudo nasce de um sonho, de uma inspiração. Seja o que for será sempre um momento, o tal rasgo que nos faz querer muito criar, desenvolver, produzir ou simplesmente fazer acontecer.
Querer
O querer é a força que nos move e sem ela as melhores ideiais nunca chegam a ser mais do que apenas ideias. A fase mais crítica do fazedor é sem dúvida querer mesmo.
Aprender
Não precisamos mais do que aprender com quem já fez algo igual, ou melhor semelhante. Fazer é isto mesmo, é tornar nosso o trabalho e aprendizagem de séculos, de milhões de pessoas
Equipamento
O essencial equipamento em qualquer actividade, assume total importância à medida que os trabalhos se tornam mais exigentes. Equipamento de segurança, de conforto, espaço e visibilidade são mandatórios.
Ferramentas
As ferramentas são tudo aquilo que utilizamos para realizar uma tarefa. Pode ser a máquina mais sofisticada ou fita adesiva. O que interessa é conseguir realizar a tarefa, bem e em segurança.
O ESSÊNCIAL DA ECONOMIA CIRCULAR
Sentido de Comunidade
A economia circular não se reduz ao académico conceito estratégico de: “redução, reutilização, recuperação e reciclagem”, é mais uma atitude social, que deve assentar numa cultura e sentido de proximidade, de partilha, interação e comunidade.
Sustentabilidade Ambiental
Substituir um modelo descontrolado de produção, de completa falta de respeito pelo mundo em que vivemos, promove a necessária sustentabilidade ambiental. Precisamos de optimizar a utilização dos nossos recursos naturais.
Produção por Pedido
A produção por pedido (on-demand) tipica da economia circular substitui a economia linear, onde o paradigma é produzir em escala, mesmo não sendo necessário, para depois tentar vender o que se produziu…
Proximidade aos Clientes
O pilar fundamental da actividade económica, não necessariamente local, os clientes. A proximidade com eles torna mais fácil uma comunicação bi-direccional, com obvios benefícios para ambas as partes.
Assistência e Formação
A assistência e formação contínua dos agentes económicos, dos participantes nas actividades potenciam o desenvolvimento, melhoramento, aceleração de processos em todo o espectro da actividade económica.
AS IMPRESSORAS 3D RECOMENDADAS
Para Iniciantes
Sharebot One
A One é uma impressora ideal para quem quer iniciar a aventura na impressão 3D. Ainda assim conta com funcionalidades essenciais como o nivelamento automático, plataforma aquecida e uma resolução de 40 microns.
Para Consumidores Exigentes
Zortrax M200 Plus
Um verdadeiro cavalo de batalha para as tarefas do dia-a-dia mas capaz de executar trabalhos em materiais mais exigentes. Com a qualidade reconhecida da Zortrax, a M200 Plus é a impressora ideal para utilizadores exigentes.
Para Entusiastas
Zortrax M300 Dual
Para os verdadeiros entusiastas/prosumers, aconselhamos a M300 Dual. Com capacidade para imprimir dois materiais (de suporte) e uma área de impressão de 265x265x300 é uma impressora para todos os trabalhos.
Para Fabrico em Pequena Escala
BCN3D Epsilon
Para o fabrico de peças on-demand ou produtos de elevada configuração cada vez mais exigente, a Epsilon responde com características e uma área de impressão enorme. Capaz de imprimir em materiais de alta resistência.
Para Profissionais
Creatbot F1000
Nos últimos anos assistimos a uma tendência da manufactura aditiva. Neste caminho a Craftbot dispõe de uma oferta profissional vasta, onde a F1000 com capacidade de impressão de 1000x1000x1000 se destaca.
CORTE LASER
Para ter em Casa
Beamo
Com área de corte igual a um A4, ou seja 30cmx21cm, esta é opção ideal para pequenos estúdios ou para casa.
Para ter no Escritório
Beambox
Uma opção com características avançadas mas com uma dimensão compatível com o escritórios e pequenas oficinas.
Para ter na Oficina
Beambox Pro
A nossa oferta mais robusta para a oficina. Com capacidade de corte laser híbrido e superfície de 60x40cm.
O GUIA ARTESAN DOS FILAMENTOS PARA IMPRESSÃO 3D
Uma das maiores dificuldades quando começamos a imprimir 3D é conhecer os materiais e como se comportam nas mais diversas formas. Para além das obvias características técnicas, perceber o seu desempenho ajuda a entender como utilizar os equipamentos para melhores resultados. Elaboramos um guia rápido para conhecer melhor os diversos filamentos e como devem ser utilizados nos seus projectos.