Os Fazedores / Makers

SONHAR, FAZER ACONTECER

Em casa, na garagem, na oficina, o que importa é materializar as ideias

OS 5 PASSOS PARA SE TORNAR UM FAZEDOR

Inspiração

Tudo nasce de um sonho, de uma inspiração. Seja o que for será sempre um momento, o tal rasgo que nos faz querer muito criar, desenvolver, produzir ou simplesmente fazer acontecer.

Querer

O querer é a força que nos move e sem ela as melhores ideiais nunca chegam a ser mais do que apenas ideias. A fase mais crítica do fazedor é sem dúvida querer mesmo.

Aprender

Não precisamos mais do que aprender com quem já fez algo igual, ou melhor semelhante. Fazer é isto mesmo, é tornar nosso o trabalho e aprendizagem de séculos, de milhões de pessoas

Equipamento

O essencial equipamento em qualquer actividade, assume total importância à medida que os trabalhos se tornam mais exigentes. Equipamento de segurança, de conforto, espaço e visibilidade são mandatórios.

Ferramentas

As ferramentas são tudo aquilo que utilizamos para realizar uma tarefa. Pode ser a máquina mais sofisticada ou fita adesiva. O que interessa é conseguir realizar a tarefa, bem e em segurança.

O ESSÊNCIAL DA ECONOMIA CIRCULAR

Sentido de Comunidade

A economia circular não se reduz ao académico conceito estratégico de: “redução, reutilização, recuperação e reciclagem”, é mais uma atitude social, que deve assentar numa cultura e sentido de proximidade, de partilha, interação e comunidade.

Sustentabilidade Ambiental

Substituir um modelo descontrolado de produção, de completa falta de respeito pelo mundo em que vivemos, promove a necessária sustentabilidade ambiental. Precisamos de optimizar a utilização dos nossos recursos naturais.

Produção por Pedido

A produção por pedido (on-demand) tipica da economia circular substitui a economia linear, onde o paradigma é produzir em escala, mesmo não sendo necessário, para depois tentar vender o que se produziu… 

Proximidade aos Clientes

O pilar fundamental da actividade económica, não necessariamente local, os clientes. A proximidade com eles torna mais fácil uma comunicação bi-direccional, com obvios benefícios para ambas as partes. 

Assistência e Formação

A assistência e formação contínua dos agentes económicos, dos participantes nas actividades potenciam o desenvolvimento, melhoramento, aceleração de processos em todo o espectro da actividade económica. 

AS IMPRESSORAS 3D RECOMENDADAS

Para Iniciantes

Sharebot One

A One é uma impressora ideal para quem quer iniciar a aventura na impressão 3D. Ainda assim conta com funcionalidades essenciais como o nivelamento automático, plataforma aquecida e uma resolução de 40 microns.

Para Consumidores Exigentes

Zortrax M200 Plus

Um verdadeiro cavalo de batalha para as tarefas do dia-a-dia mas capaz de executar trabalhos em materiais mais exigentes. Com a qualidade reconhecida da Zortrax, a M200 Plus é a impressora ideal para utilizadores exigentes.

Para Entusiastas

Zortrax M300 Dual

Para os verdadeiros entusiastas/prosumers, aconselhamos a M300 Dual. Com capacidade para imprimir dois materiais (de suporte) e uma área de impressão de 265x265x300 é uma impressora para todos os trabalhos.

Para Fabrico em Pequena Escala

BCN3D Epsilon

Para o fabrico de peças on-demand ou produtos de elevada configuração cada vez mais exigente, a Epsilon responde com características e uma área de impressão enorme. Capaz de imprimir em materiais de alta resistência.

Para Profissionais

Creatbot F1000

Nos últimos anos assistimos a uma tendência da manufactura aditiva. Neste caminho a Craftbot dispõe de uma oferta profissional vasta, onde a F1000 com capacidade de impressão de 1000x1000x1000 se destaca.

CORTE LASER

Para ter em Casa

Beamo

Com área de corte igual a um A4, ou seja 30cmx21cm, esta é opção ideal para pequenos estúdios ou para casa.

Para ter no Escritório

Beambox

Uma opção com características avançadas mas com uma dimensão compatível com o escritórios e  pequenas oficinas.

Para ter na Oficina

Beambox Pro

A nossa oferta mais robusta para a oficina. Com capacidade de corte laser híbrido e superfície de 60x40cm.

O GUIA ARTESAN DOS FILAMENTOS PARA IMPRESSÃO 3D

 

Uma das maiores dificuldades quando começamos a imprimir 3D é conhecer os materiais e como se comportam nas mais diversas formas. Para além das obvias características técnicas, perceber o seu desempenho ajuda a entender como utilizar os equipamentos para melhores resultados. Elaboramos um guia rápido para conhecer melhor os diversos filamentos e como devem ser utilizados nos seus projectos.